Pular para o conteúdo principal

Lua de mel em Arraial do Cabo

Se você está procurando um lugar paradisíaco, saiba que Arraial é o destino certo!

Por Sara Alves


Arraial se tornou um destino muito famoso. Mas há alguns anos o local era pouco frequentado. Foi devido às propagandas dos próprios moradores através das redes sociais que o destino se popularizou.

As praias são realmente incríveis. Inclusive, uma das praias foi considerada a segunda mais perfeita do mundo (Farol ou praia da Reserva).


O que mais chama a atenção em Arraial?
  • Águas transparentes
  • Areia branca que forma um belo contraste com as praias
  • Boa localização (próximo a Cabo Frio e Búzios)
  • Trilhas
  • Muitas atividades divertidas e acessíveis!
  • Passeios de barco, buggy, batismo (mergulho), quadriciclo, praias desertas, surf, canoa, etc.

Essas atividades são as principais, mais ainda tem muito, muito mais.

Passeio de buggy pela empresa Arraial Sunset.

Vista de tirar o fôlego da Ponta do pontal.

Praia do Atalaia

Arraial do Cabo tem nove praias. Você vai precisar se organizar para conhecer todas. Não recomendo gastar tempo em algumas. As melhores para banho são: atalaia, praia do forno e a praia da reserva (farol).

As praias são próximas, só a praia do atalaia que é mais longe. A praia da reserva é acessada apenas por barco e com autorização da marinha. Com certeza a reserva é a melhor praia, não perca tempo só tirando foto, aproveite e desfrute o tempo lá, pois nessa praia as visitas vão de 40 minutos a 2 horas.
O tempo vai depender da empresa de navegação que você escolheu.

Parada na gruta azul durante o passeio de barco

Roteiro de viagem 


1) Passeio de buggy ou quadriciclo:

É um bom passeio para que você conheça locais menos visitas. O motorista, que geralmente é um guia, vai te dar excelentes dicas para você curtir melhor a viagem.

Eu fiz o passeio que começou às 16 horas e terminou durante o pôr do sol no mirante da praia grande. Além disso, o motorista fez ótimas fotos com sua câmera semiprofissional (incluso no pacote) e ficaram todas lindas! 

Fazendo assim, você terá uma noção maior do que Arraial oferece e poderá ajustar o roteiro de acordo com seu gosto! O guia do buggy vai te passar informações muito importantes como: melhor lugar para banho, melhor lugar para nado com equipamento, melhor lugar para ficar sozinho, ou mostrar as partes menos visitadas para você aproveitar as melhores praias. 

O passeio custa em torno de 70,00 por pessoa, com duração de até 4 horas com fotos semiprofissionais (perguntar a descrição do passeio para a empresa contactada).

Visite a Ponta do Pontal através de trilha ou buggy.


Pequena trilha que fizemos na Ponta do Pontal. Cada lugar rende um clique diferente e lindo.

Ao sair da Ponta do Pontal você chega a belíssima praia do pontal.


2) Passeio de barco, o MELHOR:

No segundo dia ou antes do passeio de buggy eu recomendo o de barco, que é o melhor passeio em Arraial. Dá para fazer os dois no mesmo dia, tudo é questão de combinar o horário.

Se quiser ver o pôr do sol dentro do barco, que é um espetáculo, tem que escolher a empresa que faz o horário da tarde. Esse passeio dura de 4 a 6 horas (também depende da empresa) só perguntar antes.

Embarcação não falta! Pesquise antes de comprar o ingresso para que sua escolha seja a mais adequada para o que você quer. Eu escolheria uma empresa para passear no período da tarde, me arrependi muito de não ter visto o pôr do sol do mar. Por outro lado, a água no fim da tarde pode estar mais fria. 

A maioria dos passeios custam 60,00 + taxa de embarque de 5,00 reais.
Confirme com a embarcação. Os melhores, claramente, são os mais completos: maior duração, churrasco à bordo, quantidade de praias que serão visitadas, assistir o pôr do sol, parada para pular em mar aberto e água grátis.

Algumas embarcações oferecem o serviço de fotógrafo particular que custa em torno de 240,00 reais. Vale ressaltar que churrasco não é cortesia, é cobrado o valor de 2,00 a 5,00 reais. Realmente esse é o melhor passeio!
Eu simplesmente amei, veja as fotos abaixo:


Tonalidade de azul estonteante 

Passeio de barco feito com a empresa Vô Felício tour com água grátis e espetinho por 3,50.

Empresa Don Juan que compete com a Vô Felício.

Mais sobre as praias:


Praia do Forno

Acesso feito com barco (táxi) ou através de trilha. A trilha fica ao lado da praia dos anjos e o acesso de barco (táxi) também. Eu fui de trilha e detestei, pois fui com biquíni e sofri, principalmente na volta. A trilha é ótima com roupas adequadas! 

A vista é incrível! Um sonho! Mas se escolher ir de táxi vai ser lindo também e você vai pagar em torno de 7,00 reais.

A praia do forno é pequena, com apenas dois quiosques para alimentação (achei os produtos meio caros). Uma praia muito gostosa para nado livre, com muitos corais e águas tranquilas. Tem um rapaz que aluga canoas por 20,00 reais para 30 minutos, muito legal!

A praia do forno oferta águas transparentes, ondas leves e peixinhos que nadam com você! Paraíso o nome mesmo, né?! 

Como você precisa usar trilha ou barco, se prepare para alugar mesa com cadeiras, o custo gira em torno de 50,00. Outra opção é levar cangas. 

Ah! Cheguem cedo, pois é um lugar que lota rápido. Pode ser impossível achar lugar às 10 horas da manhã. A não ser que você não se importe de colocar a cadeira ou canga às margens da praia.

Entrada do Porto que também é uma referência para encontrar a trilha que leva a praia do forno.

O lado direito da foto mostra o primeiro degrau da trilha.

Escadas de acesso à Praia do Forno.



De repente você tem esta vista.





Praia do Atalia/ Pontal do Atalia ou prainhas do Atalia

É a segunda melhor praia sem dúvidas. Melhor que a praia da reserva no sentido de passar o dia inteiro, já que a praia da reserva tem tempo delimitado. Vale lembrar que as opções de comida são acessíveis e gostosas. 

Também é chamada de prainhas da Atalaia, pois com a maré baixa ela forma outras praias. Essa praia é uma visita obrigatória! É a praia com a escada famosa.

Durante o dia você curte a praia e depois assiste o pôr do sol mais lindo de Arraial. É um verdadeiro espetáculo, inclusive, todos batem palmas quando o sol vai embora. Lindo demais!

Essa praia também é bastante frequentada, principalmente de dezembro a fevereiro. O acesso é através de trilha, barco ou através da estrada normal que passa carro e ônibus (táxi) no valor de 6,00. 

A pé é demorado! Tem que ter muita disposição! A via é íngreme e longa (uns 6 km) ir de carro é a forma mais confortável. Mas chegue cedo, pois mesmo de carro você pode estacionar seu carro bem atrás e ainda ter que andar um pedaço.  

Ressalta-se que Arraial tem cobra, então se optar por trilha ande com atenção!






Na escada famosinha!

O dia estava bem badalado. 

A faixa de terra branca atrás de mim é a praia da Reserva (farol)

Vista maravilhosa.

Praia Grande

A maior praia de Arraial. Ouvi dizer que dá uns 45 km de extensão. Essa praia fica próxima aos principais restaurantes e o pôr do sol também é um espetáculo visto do mirante ou mesmo da praia. 

Não achei a água tão transparente e as ondas são mais fortes. Lá é oferecido aos turistas passeio de buggy para 4 pessoas e quadriciclo.

Esta praia tem trechos completamente isolados! Eu não fiquei o dia todo porque meu foco é água transparente. Como fui em época com muitas algas, talvez por isso a água não tinha a tonalidade da praia do Atalaia que era transparente e mais azulzinha. Mesmo assim rendeu fotos lindas, olha aí:

Tem orla para passear.



Aqueles 50 tons de azul que a gente ama.

Praia brava

Não visitei! Sei apenas que é dedicada aos surfistas e que não é tão brava assim, rs. Gostaria de ter conhecido, mas meu tempo estava apertado. Mas fica para próxima com certeza! O lugar fica escondido e eu estou com bastante curiosidade.

Praia do Pontal

Praia deserta e linda. As águas não são transparentes como as praias do forno, Atalaia e reserva. Mas tem seus encantos e uma tonalidade de azul muito atrativa, portanto, merece a sua atenção. 

Tem dunas lindas para fotos! Tem trilhas muito legais com vista de tirar o fôlego. Oferta lugares para mergulho e tem área para acampar. Essa parte é mais para os aventureiros de plantão. Se você não é tão aventureiro escolha apenas passear de buggy que já vale muito a pena.

Essa praia tem dunas que rende lindas fotos! Como é isolada é bom ter cuidado ao nadar. Essa praia está localizada na saída da cidade e com uma boa programação você poderá desfrutar algumas horas por lá.




Praia dos anjos

É a praia do porto de onde as escunas partem para o passeio. Por ter muitas embarcações e uma estação de tratamento bem ao lado, não é aconselhável para o banho. 

Você verá muitos desavisados tomando banho tranquilamente. Eu li a respeito da praia e fui aconselhada a não nadar por lá. Porém, como vi tanta gente achei que a pessoa que me falou estava equivocada! 

Conversando com os moradores, guias turísticos e pessoas que sempre visitam Arraial, me dei conta de que não é um lugar bom para banho! Uma pena, as ondas são demais rs!
A praia dos anjos fica ao lado do Porto

Praia do Farol ou reserva

Já falei que foi eleita a 2° praia mais perfeita do mundo. E é de fato. As águas são as mais transparentes que eu já vi e a areia é muito limpa, indescritível. 

Um aviso para você que vai visitar é que não se pode entrar na praia com nenhuma embalagem. É uma praia muito bem vigiada e protegida pela Marinha do Brasil.

Vai ser o melhor passeio, certeza! Como eu já disse, para chegar nesta praia você deve ir de barco e com autorização da Marinha. Se for com empresas locais a autorização é por conta delas. Tudo muito organizado. PARADA OBRIGATÓRIA! Com a maré alta não é possível desembarcar nesta praia.




Ao todo são sete praias e com a maré baixa outras praias podem surgir somando nove praias.  É possível visitar todas elas.


Gastronomia 


Que bom que chegou até aqui. Comida no meu caso foi difícil demais! A maioria dos restaurantes trabalham com peixes e frutos do mar. Então se você curte, vai estar bem servido.

A maioria dos restaurantes têm o peixe do dia. Ao chegar procure algum quadro posicionado na entrada e veja qual o prato do dia, ou peixe do dia.

Eu gostei de comer no Saint Tropez. O prato neste restaurante custa no mínimo 90,00 (à la carte) que serve bem duas pessoas. Embora a comida seja boa, o Saint Tropez tem mais nome.

Muitos pratos são misturados com frutos do mar. Além disso, o que o pessoal mais gosta de pedir é moqueca com esses ingredientes.

A maioria dos restaurantes servem pratos típicos de regiões praianas, mas é possível encontrar hamburguerias, pizzarias, porções etc. O atendimento muitas vezes deixa a desejar, ou a comida é horrorosa, mas o atendimento é nota dez.

Um restaurante que todos elogiam se chama bacalhau do tuga, eu não consegui comer neste restaurante, não curtia o peixe do dia.

Nos quiosques eu gostei do almoço. É bom se programar para ir às praias com comida ou dinheiro. Pode ser um pouco fora de mão ir ao centro da cidade para comer. Nestes quiosques a comida custa em torno de 27,00 reais e a água de coco de 7,00 a 9,00 reais.

Dica importante: opte por hotéis que oferecem um café da manhã bem completo, assim você evita gastar tanto com alimentação, equilibrando melhor os gastos.

Esperava uma experiência melhor nos restaurantes. O melhor atendimento em restaurante com certeza foi no bacalhau do Tuga, embora não tenha experimentado a comida. O Bacalhau do Tuga tem o preço similar ao Saint Tropez.

Se preferir fazer compras no mercado, saiba que o valor está dentro da média. Alguns itens vão ser mais caros como bebidas. Mas no geral não achei tão diferente do que estava acostumada. O miojo, por exemplo, custava em torno de 1,20.

Coisas que eu não gostei em Arraial 

Gente eu falo mesmo, falo tudo o que eu vivi e acho necessário. Nem tudo são flores. Muitos moradores se aproveitam dos viajantes e cobram estacionamento na rua, ou cobram para vigiar seus carros e depois somem.

Existe o estacionamento que a prefeitura cobra na praia grande ou praia dos anjos. Mas em outras ramificações, o povo também cobra e se você não pagar pode ter seu carro todo arranhado.

Os vendedores de ingresso para embarcações são muito insistentes e te param toda hora. É um pouco desagradável. Uma questão de uns 30 em uma mesma rua, rs. Pelo menos na alta temporada é assim.

A comida é cara e não é tão boa. Você precisa refinar bem e pegar indicações na recepção do hotel, em outros sites, e com outras pessoas que visitaram a praia. É um verdadeiro malabarismo.

Outras informações 

Em Arraial tem muito hotel! Pelo que percebi NÃO vale a pena comprar pela cvc, pois sai praticamente o dobro. Pelas pesquisas que eu fiz na cidade, pude reparar que o valor é mais barato direto com o hotel.

Para alugar diretamente com o hotel, é só você pesquisar na internet, pegar o e-mail ou telefone, e entrar em contato pedindo para reservar. Na maioria dos hotéis a entrada começa a partir das 11 horas e a saída às 9 horas. Procure os nomes dos hotéis em sites como cvc, trivago etc e depois procure o site do hotel.

Se você escolher um hotel no centro ou próximo a praia dos anjos estará bem localizado, pois é dali que você parte para os principais passeios.
Lá existem casas para alugar para grupos e hostel com preços acessíveis. Algumas empresas de embarcação, buggy etc, buscam vocês para o passeio. Tudo questão de combinar.

Cangas, biquínis, roupas de banho tem um preço bem bacana. Eu, por exemplo, comprei biquíni por 40,00, canga por 25,00, boné por 10,00 com bordado de Arraial e vestidos de praia por 15,00. Valeu muito a pena!

Arraial faz sol o ano inteiro! Verão é alta temporada e a praia está cheia, portanto, se você quer se sentir sozinho no meio da natureza recomendo ir em outras estações. Quando eu fui tinha muito vento, o que atrapalhou um pouco, mas ainda sim foi uma viagem inesquecível.


Olha aí as peças compradas. Agora são heranças de Arraial do Cabo


Confira outras imagens da minha 2° lua de mel:

Vista do mar à caminho da praia do Atalaia



Pôr do sol no mirante do Atalaia que você não pode perder.








Mirante do Atalaia


Esse post foi bem completão, por isso ficou enorme. Não quis dividir para que os leitores pudessem encontrar algo bem completo. Espero ter ajudado. Desejo ótimas férias. Ah se o meu post te ajudou, me dá um toque depois no bloquinhovirtual@gmail.com. Beijos!

Empresas que eu recomendo:
Don Juan
Vô Felício Tour
Arraial sunset

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para um casamento country

Está querendo fazer tudo no estilo country? Adoramos a ideia! Por isso, selecionamos algumas fotos para inspirar você: 1) escolha um lugar rústico, e agradável. Pode ser ao ar livre, uma capelinha antiga, ou um palácio rústico. Depende do seu gosto e da sua personalidade. 2) o encanto já começa no convite. É ali que seus convidados vão saber a cor do seu casamento, o tema, e assim poderão escolher a #roupadefesta. É importante deixar claro alguns detalhes , por exemplo, um aviso para não ir de salto já que a grama seria um incômodo. Ou caso queria que seus convidados se vistam a rigor, tudo deve ser especificado no convite. Ok? 3) Faça ambientes a caráter também. A criatividade aqui, é sem limites: fundo antigo e rústico no tijolo rebocado. que tal usar uma carroça como mesa do bolo?  também é válido aproveitar o contraste da natureza com a luz. precisamos de muitos desses Cestas de palha, velas, sentiu o clima de amor na roça? 

Casando nos tons marsala

Que é a cor da moda a gente não tem dúvida! Abaixo algumas imagens para inspirar vocês. O casamento é da Bruna com o Thiago, que aconteceu em Aimorés, Minas Gerais, cidade localizada interior do Estado. Os noivos se conheceram em evento religioso, e namoram à distância, já que Thiago morava em Queimados, Rio de Janeiro. Foi uma boa espera até chegar ao altar. Eles disseram sim no dia 31 de março. A noiva escolheu tons em rosa mesclando com marsala. As madrinhas estavam todas em marsala e seu buquê uma mistura de tons de rosa com violeta. As fotos são singelas e delicadas, e deixou a festa com um clima muito romântico. Postei ao final algumas paletas que podem ajudar na hora de escolher as flores e os tecidos, etc.